Orientações e respostas da equipe da Direct Data

IBAMA - Certidão Negativa de Débitos

Emite a Certidão Negativa de Débitos no IBAMA emitida pelo Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização (Sicafi) de uma pessoa física ou jurídica, através do CPF ou CNPJ, verificando se existe pendências junto a órgãos públicos.


Casos de Uso

  • Integração com IBAMA - Certidão Negativa de Débitos
  • Análise de crédito com histórico de protestos e pendências
  • Compliance em licitações e contratações públicas
  • Qualificação e monitoramento de fornecedores

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Compliance/ESG

Benefícios

  • Documentação de IBAMA - Certidão Negativa de Débitos acessível e atualizada
  • Reduz inadimplência e penalidades
  • Dados oficiais centralizados
  • Facilita comprovação de conformidade

A API IBAMA - Certidão Negativa de Débitos permite verificar e emitir certidões relacionadas a débitos junto ao IBAMA, avaliando se há pendências ou débitos em nome de uma pessoa física ou jurídica.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/IBAMACertidaoNegativaDebitos

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/IBAMACertidaoNegativaDebitos?Cpf={0}&Cnpj={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas IBAMA - Certidão Negativa de Débitos.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Data de Emissão: Data da emissão do certificado
  • Data de Validade: Data de validade da certidão
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Flag Débito: Informa se possui ou não débitos. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Negativo: Informa se a certidão possui ou não efeito de negativa. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Débito: Lista de débitos da entidade, caso possua
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Número: Número do registro em questão
  • Situação: Situação do registro em questão
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão
  • Tipo: Tipo do registro em questão
  • Valor Original: Valor original do débito

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "documentoConsultado": "string",
    "nome": "string",
    "dataEmissao": "string",
    "dataValidade": "string",
    "numero": 0,
    "possuiDebito": true,
    "efeitoNegativo": true,
    "status": "string",
    "debitos": [
      {
        "numero": 0,
        "tipo": "string",
        "valorOriginal": 0,
        "situacao": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228