Orientações e respostas da equipe da Direct Data

CADIN - Secretaria da Fazenda - São Paulo

Permite consultar a situação de um CPF ou CNPJ no Cadastro Informativo de Inadimplência (CADIN - SP), verificando a existência de pendências, como débitos inscritos em dívida ativa.


Casos de Uso

  • Checagem de pendências com o setor público
  • Compliance em contratações e licitações
  • Análise de risco de crédito B2B
  • Monitoramento de parceiros e fornecedores

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Evita penalidades por contratação inadequada
  • Aumenta a segurança na concessão de crédito
  • Atualização frequente e padronizada
  • Integração prática via REST

O endpoint /api/CADINSecretariaFazendaSP permite consultar se um CPF ou CNPJ está no Cadastro Informativo de Inadimplência (CADIN) de São Paulo e verifica pendências como débitos inscritos em dívida ativa. Este serviço é essencial para análise de risco, compliance e prevenção de autuações fiscais.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/CADINSecretariaFazendaSP

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/CADINSecretariaFazendaSP?Cpf={0}&Cnpj={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas CADIN - Secretaria da Fazenda - São Paulo.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Código de Declaração: Código de identificaçao da declaração
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data de Inclusão CADIN: Retorna a data de inclusão do documento no CADIN
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Entidade: Nome da entidade
  • Flag Pendências: Informa se hé ou não pendências. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Pendência: Lista de pendências
  • Local de Regularização: Local para regularização
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Quantidade de Pendências: Quantidade de pendências
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão
  • Total de Pendências: Informa o total de pendências do documento consultado

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "documentoConsultado": "string",
    "nome": "string",
    "codigoDeclaracao": "string",
    "possuiPendencias": true,
    "dataConsulta": "string",
    "totalPendencias": 0,
    "status": "string",
    "pendencias": [
      {
        "entidade": "string",
        "dataInclusaoCADIN": "string",
        "quantidadePendencias": 0,
        "localRegularizacao": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228