Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Simples Nacional

Permite consultar a situação atual do contribuinte no Simples Nacional e no SIMEI (se é optante ou não).


Casos de Uso

  • Integração com Simples Nacional
  • Onboarding e qualificação KYB de empresas e fornecedores
  • Análise de crédito B2B e prevenção à inadimplência
  • Due diligence e monitoramento de parceiros

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Prevenção de Lavagem de Dinheiro
  • Análise de Risco/Crédito
  • Compliance/ESG
  • Prevenção de Roubo de Identidade

Benefícios

  • Documentação de Simples Nacional acessível e atualizada
  • Diminui risco com checagens confiáveis
  • Acelera cadastro com automação
  • Facilita auditorias e conformidade

A API Simples Nacional permite consultar a situação atual do contribuinte no Simples Nacional e no SIMEI (se é optante ou não). Inclui histórico de períodos anteriores e eventos futuros.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/SimplesNacional

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/SimplesNacional?Cnpj={0}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Simples Nacional.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • CNPJ: CNPJ da empresa
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data de Fim: Data do fim do registro
  • Data de Início: Data de Início do registro
  • Detalhamento: Detalhamento sobre o registro
  • Lista de Eventos Futuros do SIMEI: Lista se a entidade possui eventos futuros no SIMEI
  • Lista de Eventos Futuros do Simples Nacional: Lista se a entidade possui eventos futuros no Simples Nacional
  • Lista de MEI de Transportador Autônomo: Lista se a entidade possui MEI de transportador autônomo
  • Lista de SIMEI dos Períodos Anteriores: Lista se a entidade possui períodos anteriores do SIMEI
  • Lista de Simples Nacional dos Períodos Anteriores: Lista se a entidade possui períodos anteriores do Simples Nacional
  • Nome Empresarial: Nome ou razão social da entidade consultada
  • Situação no SIMEI: Situação do SIMEI da entidade
  • Situação no Simples Nacional: Situação do Simples Nacional da entidade

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "cnpj": "string",
    "nomeEmpresarial": "string",
    "situacaoSimplesNacional": "string",
    "situacaoSIMEI": "string",
    "simplesNacionalPeriodosAnteriores": [
      {
        "dataInicio": "string",
        "dataFim": "string",
        "detalhamento": "string"
      }
    ],
    "simeiPeriodosAnteriores": [
      {
        "dataInicio": "string",
        "dataFim": "string",
        "detalhamento": "string"
      }
    ],
    "eventosFuturosSIMEI": [
      {
        "dataInicio": "string",
        "dataFim": "string",
        "detalhamento": "string"
      }
    ],
    "eventosFuturosSimplesNacional": [
      {
        "dataInicio": "string",
        "dataFim": "string",
        "detalhamento": "string"
      }
    ],
    "meiTransportadorAutonomo": [
      {
        "dataInicio": "string",
        "dataFim": "string",
        "detalhamento": "string"
      }
    ],
    "dataConsulta": "string"
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228