💡O Seguro Defeso é um benefício pago ao pescador artesanal, que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie.


Introdução

A API Seguro Defeso fornece:

  • Informações sobre beneficiários
  • Dados de pagamentos
  • Situação do benefício
  • Detalhes das parcelas
  • Localização do beneficiário

Fonte: https://portaldatransparencia.gov.br/beneficios/seguro-defeso


URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br

Endpoint

Seguro Defeso

GET /api/SeguroDefeso

Descrição: Endpoint para realizar a consulta Seguro Defeso. Obs: esta consulta não possui comprovante.

Importante: Informe apenas um único documento por requisição.


Autenticação

Para acessar esta API, é necessário fornecer um token de autenticação.

Regras de Autenticação:

  1. O token deve ser enviado como parâmetro na URL da requisição.
  2. O token é obrigatório para realizar consultas.
  3. Em caso de dúvidas sobre o token, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Campos da API

Dados do Beneficiário

  • Nome: Nome completo do beneficiário
  • CPF: Número do CPF
  • NIS: Número de Identificação Social
  • RGP: Registro Geral da Pesca

Dados do Benefício

  • Data: Data do benefício
  • Valor: Valor do benefício
  • Município: Cidade do beneficiário
  • UF: Estado do beneficiário
  • Número da Parcela: Número sequencial da parcela
  • Portaria: Número da portaria que regulamenta o benefício
  • Situação: Status atual do benefício

Parâmetros

NomeTipoObrigatórioDescrição
CPFstringNão*CPF do beneficiário. Pode ser enviado com ou sem formatação.
NISstringNão*NIS do beneficiário. Pode ser enviado com ou sem formatação.
TOKENstringSimToken de autenticação necessário para a consulta.

*É necessário informar CPF ou NIS (apenas um por requisição).


Exemplos de Requisição

Usando cURL - Consulta por CPF

curl 'https://apiv3.directd.com.br/api/SeguroDefeso?CPF=12345678900&TOKEN=seu_token_aqui'

Usando cURL - Consulta por NIS

curl 'https://apiv3.directd.com.br/api/SeguroDefeso?NIS=12345678901&TOKEN=seu_token_aqui'

Respostas

Sucesso (200)

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "nome": "string",
    "nis": "string",
    "cpf": "string",
    "rgp": "string",
    "beneficios": [
      {
        "data": "string",
        "valor": "string",
        "municipio": "string",
        "uf": "string",
        "numeroParcela": 0,
        "portaria": "string",
        "situacao": "string"
      }
    ]
  }
}

Outros Códigos de Resposta

CódigoDescrição
201Sucesso: a requisição async foi criada com sucesso e está em processamento.
202Em Processamento: a requisição async ainda está em processamento.
400Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.
401Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.
403Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.
404Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.
408Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.
500Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.
503Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Notas Importantes

  • O valor da consulta é de R$ 0,36
  • A API está na versão v3
  • Esta consulta não possui comprovante
  • Informe apenas um documento por requisição (CPF ou NIS)
  • Para suporte técnico, entre em contato com suporte@directd.com.br
  • Fonte: Portal da Transparência