Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Receita Federal - Pessoa Jurídica

Permite consultar os dados cadastrais de uma Pessoa Jurídica e sua situação fiscal perante a Receita Federal, além de seu quadro societário-administrativo, quando solicitado.


Casos de Uso

  • Integração com Receita Federal - Pessoa Jurídica | Consulta CNPJ e Situação Cadastral
  • Onboarding e qualificação KYB de empresas e fornecedores
  • Análise de crédito B2B e prevenção à inadimplência
  • Due diligence e monitoramento de parceiros

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores

Benefícios

  • Documentação de Receita Federal - Pessoa Jurídica | Consulta CNPJ e Situação Cadastral acessível e atualizada
  • Diminui risco com checagens confiáveis
  • Acelera cadastro com automação
  • Facilita auditorias e conformidade

A API Receita Federal - Pessoa Jurídica permite consultar dados cadastrais e fiscais de uma Pessoa Jurídica, além de informações sobre o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) mediante configuração adicional.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/ReceitaFederalPessoaJuridica

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/ReceitaFederalPessoaJuridica?Cnpj={0}&Qsa={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Receita Federal - Pessoa Jurídica.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Atividade Econômica Principal: Informa o CNAE e a descrição da atividade econômica principal da empresa
  • Bairro ou Distrito: Informa o bairro ou distrito do endereço
  • Capital Social QSA: Informa o capital social do QSA da entidade
  • CEP: Número CEP do endereço
  • Complemento: Complemento do endereço do registro em questão
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data da Situação Cadastral: Data da consulta da situação cadastral
  • Data da Situação Especial: Data da situação especial
  • Data de Abertura: Data de abertura da empresa
  • Data de Emissão: Data da emissão do certificado
  • Documento do Sócio: Informa o documento do sócio
  • EFR: Entes federativos responsáveis
  • Endereço Eletrônico: Endereço eletrônico (e-mail) da entidade
  • Flag Matriz: Informa se a empresa é matriz. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Recuperação Judicial: Informa se a entidade está ou não em recuperação judicial. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Representante Legal: Informa se o sócio é representante legal da empresa. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Atividades Econômicas Secundárias: Lista as atividades econômicas secundárias da entidade
  • Lista de Sócios: Lista de sócios da empresa
  • Logradouro: Nome da rua, avenida, travessa, alameda ou outros onde está localizado o endereço.
  • Motivo da Situação Cadastral: Motivo da situação cadastral, quando disponível
  • Município: Município/cidade referente ao registro
  • Natureza Jurídica: Detalhes da natureza jurídica da entidade
  • Nome do Representante Legal: Nome do representante legal da empresa
  • Nome Empresarial: Nome ou razão social da entidade consultada
  • Nome Fantasia: Nome fantasia da empresa
  • Nome ou Nome Empresarial: Nome ou Nome empresarial do sócio
  • Número: Número do registro em questão
  • Número de Inscrição: Número da inscrição
  • Porte: Porte da empresa, referindo-se ao tamanho da mesma
  • Qualificação: Qualificação do indivíduo
  • Qualificação do Representante Legal: Qualificação do representante legal da empresa
  • Situação Cadastral: Situação cadastral do indivíduo
  • Situação Especial: Descrição da situação especial, caso tenha alguma
  • Telefone: Número de telefone do indivíduo ou entidade
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
QSAstring
Não

O parâmetro QSA é utilizado para obter o Quadro de Sócios e Administradores (Desabilitar, Habilitar).

CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
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    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
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    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
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    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
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    "matriz": true,
    "dataAbertura": "string",
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    "porte": "string",
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    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228