Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Receita Federal - Pessoa Física

Permite consultar dados cadastrais de uma Pessoa Física e sua situação fiscal perante a Receita Federal.


Casos de Uso

  • Integração com Receita Federal - Pessoa Física | Consulta CPF e Situação Cadastral
  • Onboarding KYC e validação de identidade
  • Análise de risco/crédito com dados cadastrais e socioeconômicos
  • Prevenção a fraude em abertura de conta e cadastro

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores

Benefícios

  • Documentação de Receita Federal - Pessoa Física | Consulta CPF e Situação Cadastral acessível e atualizada
  • Dados atualizados e padronizados
  • Aumento de aprovação com menos atrito
  • Conformidade com políticas internas e LGPD

A API Receita Federal - Pessoa Física permite consultar dados cadastrais e fiscais de pessoas físicas, incluindo situação cadastral, informações de inscrição e possíveis registros de óbito na Receita Federal.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/ReceitaFederalPessoaFisica

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/ReceitaFederalPessoaFisica?Cpf={0}&DataNascimento={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Receita Federal - Pessoa Física.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Ano de Óbito: Ano de óbito, caso o indivíduo consultado veio a óbito
  • Código de Controle do Comprovante: Código de controle do comprovante
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data de Emissão: Data da emissão do certificado
  • Data de Inscrição: Data de inscrição
  • Data de Nascimento: Data de nascimento do indivíduo
  • Dígito Verificador: Digito verificador do indivíduo
  • Flag Data de Inscrição anterior a 1990: Informa se a data de inscrição na Receita Federal é anterior a 1990
  • Flag Possui Óbito: Retorna se o indivíduo veio a óbito ou não. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Nome da Pessoa Física: Informa o nome da pessoa física consultada
  • Nome Social: Nome social do indivíduo
  • Número do CPF: Informa o número do CPF
  • Situação Cadastral: Situação cadastral do indivíduo

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
DATANASCIMENTOstring
Não

O parâmetro DATANASCIMENTO deve ser fornecido, com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "numeroCPF": "string",
    "nomePessoaFisica": "string",
    "nomeSocial": "string",
    "dataNascimento": "string",
    "situacaoCadastral": "string",
    "dataInscricao": "string",
    "dataInscricaoAnterior1990": true,
    "digitoVerificador": "string",
    "dataEmissao": "string",
    "codigoControleComprovante": "string",
    "dataConsulta": "string",
    "possuiObito": true,
    "anoObito": "string"
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228