Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Protestos Nacional - Base

Consulta a existência e os dados de Protestos de pessoas físicas e jurídicas no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB).


Casos de Uso

  • Checagem de protestos em análise de crédito
  • Qualificação de fornecedores e parceiros
  • Políticas de cobrança segmentadas
  • Prevenção à fraude com histórico de protestos

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Cobertura nacional consolidada
  • Melhor decisão com histórico de títulos protestados
  • Reduz risco de inadimplência
  • Dados normalizados para fácil consumo

A API Protestos - Nacional permite verificar a existência de protestos registrados no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB). A consulta fornece detalhes sobre os protestos, incluindo número, valor e dados dos cartórios responsáveis.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/Protestos

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/Protestos?Cnpj={0}&Cpf={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Protestos Nacional - Base.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Cidade: Cidade do registro em questão
  • Código da Cidade: Código de identificação da cidade
  • Código do Cartório: Código de identificação do cartório
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data de Atualização: Data de atualização do registro
  • Data do Protesto: Data de abertura do protesto
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Endereço: Informa o endereço do indivíduo
  • Estado: Nome do estado
  • Flag Protestos: Informa se a entidade consultada possui ou não protestos. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Cartório do Protesto: Informações do cartório ao qual está referido o protesto
  • Lista de Protesto: Retorna a lista de protesto que o indivíduo possui
  • Lista de Protestos: Retorna a lista de protestos que o indivíduo possui
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Número de Protestos: Número de protestos no cartório
  • Número Total de Protestos: Número total de protestos do cartório
  • Número Total de Protestos no Estado: Número total de protestos do cartório no estado
  • Observação: Observação relacionada ao registro retornado
  • Observações: Informa as observações do registro.
  • Pesquisa Efetuada Em: Data que a pesquisa de protesto foi realizada
  • Pesquisa Retroativa Até:
  • Telefone: Número de telefone do indivíduo ou entidade
  • Valor Protestado: Valor total dos protestos que o indivíduo possui no cartório
  • Valor Total dos Protestos: Informa o valor total dos protestos.
  • Valor Total dos Protestos no Cartório: Informa o valor total dos protestos no cartório.
  • Valor Total dos Protestos no Estado: Informa o valor total dos protestos no estado.

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "constamProtestos": true,
    "documentoConsultado": "string",
    "dataConsulta": "string",
    "protestos": [
      {
        "estado": "string",
        "pesquisaEfetuadaEm": "string",
        "pesquisaRetroativaAte": "string",
        "cartoriosProtesto": [
          {
            "cidade": "string",
            "nome": "string",
            "endereco": "string",
            "observacao": "string",
            "telefone": "string",
            "codigoCartorio": "string",
            "codigoCidade": "string",
            "dataAtualizacao": "string",
            "numProtestos": 0,
            "possuiAnuencia": true,
            "protesto": [
              {
                "dataProtesto": "string",
                "valorProtestado": "string"
              }
            ],
            "valorTotalProtestosCartorio": "string"
          }
        ],
        "totalNumProtestosUf": 0,
        "valorTotalProtestosEstado": "string"
      }
    ],
    "totalNumProtestos": 0,
    "valorTotalProtestos": "string",
    "observacoes": "string"
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228