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PGFN - Lista de Devedores da União

A consulta de Certidão PGFN retorna o resultado da emissão de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, disponível no site da Receita Federal e da própria Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), junto com os detalhes e informações da certidão.


Casos de Uso

  • Integração com PGFN - Lista de Devedores da União | Consulta de Débitos e Dívida Ativa
  • Onboarding KYC e validação de identidade
  • Análise de risco/crédito com dados cadastrais e socioeconômicos
  • Prevenção a fraude em abertura de conta e cadastro

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de PGFN - Lista de Devedores da União | Consulta de Débitos e Dívida Ativa acessível e atualizada
  • Dados atualizados e padronizados
  • Aumento de aprovação com menos atrito
  • Conformidade com políticas internas e LGPD

A API PGFN - Lista de Devedores da União permite consultar informações sobre débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, disponíveis nos registros da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A API fornece detalhes sobre débitos, incluindo situação, valores e natureza das dívidas.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/PGFNListaDevedoresUniao

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/PGFNListaDevedoresUniao?Cpf={0}&Cnpj={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas PGFN - Lista de Devedores da União.

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Código do Município: Código do município do indivíduo consultado
  • Data de Inscrição: Data de inscrição
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Entidade Principal: Entidade responsável pela dívida
  • Flag Dívida: Inscrição estadual da entidade consultada
  • Lista de Débito: Lista de débitos da entidade, caso possua
  • Lista de Naturezas: Lista de naturezas do registro
  • Natureza: Código da natureza da dívida
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Número de Inscrição: Número da inscrição
  • Receita Principal: Receita principal da dívida
  • Situação da Inscrição: Situação da inscrição com relação a dívida
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão
  • Tipo da Dívida: Descrição do tipo da dívida
  • Tipo de Crédito: Tipo de crédito da natureza
  • Tipo de Pessoa: Tipo de pessoa do indivíduo consultado
  • Tipo do Devedor: Informa que tipo de devedor é o indivíduo consultado
  • Total: Total do valor do registro.
  • Total da Dívida: Total da dívida do indivíduo consultado
  • Total Tributário: Total tributário do indivíduo consultado
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro
  • Unidade de Inscrição: Unidade de inscrição
  • Unidade Responsável: Unidade responsável pela dívida
  • Valor: Valor da parcela

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
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    "usuario": "string",
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    "resultado": "string",
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    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "documentoConsultado": "string",
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    "tipoPessoa": "string",
    "tipoDevedor": "string",
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    "cnaeDescricao": "string",
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    ],
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    "status": "string"
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228