Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Indicadores Sociodemográficos

Consulta responsável por retornar o Score de uma Pessoa Física e realiza uma análise do risco de crédito, além de seus indicadores sociodemográficos


Casos de Uso

  • Integração com Indicadores Sociodemográficos
  • Qualificação e roteamento inteligente de leads
  • Modelos de crédito e propensão
  • Segmentação e personalização de campanhas

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Prevenção de Lavagem de Dinheiro
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Indicadores Sociodemográficos acessível e atualizada
  • Aumenta conversão com menos atrito
  • Melhora acurácia dos modelos
  • Dados prontos para uso analítico

A API Indicadores Sociodemográficos oferece uma análise detalhada do Score de uma Pessoa Física e realiza uma análise do risco de crédito, além de seus indicadores sociodemográficos.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/IndicadoresSociodemograficos

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/IndicadoresSociodemograficos?CPF={0}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Indicadores Sociodemográficos.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • Andamento: Informa sobre protestos em andamento.
  • Ano de Entrada na Sociedade: Informa o ano de entrada na sociedade
  • Auxílio Emergencial: Informa sobre o auxílio emergencial
  • Banco: Informa o nome do banco da entidade
  • Classe Social: Classe social do indivíduo
  • Classificação Brasileira de Ocupações: Informa os dados referentes a Classificação Brasileira de Ocupações.
  • Consolidado: Informa sobre protestos consolidados.
  • CPF: CPF do indivíduo
  • CPF Origem: Informa o estado de origem do CPF
  • Dado Demográfico: Informa os dados demográficos do indivíduo.
  • Dado Público: Informa os dados públicos da entidade
  • Data de Nascimento: Data de nascimento do indivíduo
  • Descrição: Descrição do registro
  • Encerrado: Informa sobre protestos encerrados.
  • Escolaridade: Escolaridade do indivíduo
  • Estado Civil: Informa o estado civil do indivíduo consultado.
  • Faixa de Pontuação Sociodemográfica: Informa a faixa da pontuação sociodemográfica.
  • Faixa Etária: Informa o período de tempo da vida de um indivíduo.
  • Flag Homônimo: Informa se o indivíduo possui homônimos. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag PEP: Retorna se o indivíduo é ou não PEP (Pessoa exposta politicamente). True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Sócio Empresa: Informa se o indivíduo é sócio da empresa. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Tem Óbito: Retorna se o indivíduo veio a óbito ou não. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Grupo: Grupo do registro
  • Idade: Idade do indivíduo
  • Lista Histórico: Lista do histórico de certificados de regularidade perante o FGTS da empresa
  • Maior que Doze Meses: Informa sobre os protestos de mais de doze meses.
  • Nível de Crédito: Informa sobre a situação do nível de crédito da entidade.
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Pontuação de Crédito: Informa sobre a pontuação de crédito da entidade.
  • Pontuação Sociodemográfica: Informa a pontuação sociodemográfica da entidade.
  • Probabilidade de Inadimplência: Informa a probabilidade de inadimplência da entidade.
  • Profissão: Profissão do indivíduo
  • Qualificação do Sócio: Qualificação do sócio
  • Quantidade CCF: Informa a quantidade de cheques sem fundo da entidade.
  • Quantidade Consolidado: Informa a quantidade de protestos consolidados.
  • Quantidade de Bancos com Dívidas Bancárias: Informa a quantidade de bancos com dívidas bancárias da entidade
  • Quantidade de Cidades com Protesto: Informa a quantidade de cidades com protesto.
  • Quantidade de Dívidas Bancárias: Informa a quantidade de dívidas bancárias
  • Quantidade em Andamento: Informa a quantidade de protestos em andamento.
  • Quantidade Empresa Sócio: Informa a quantidade de sócios da empresa.
  • Quantidade Encerrado: Informa a quantidade de protestos encerrados.
  • Registro de Protesto: Informa os detalhes sobre o protesto da entidade.
  • Renda Presumida: Renda presumida do indivíduo
  • Renda Salário: Informa a renda salarial do indivíduo.
  • Score de Crédito: Pontuação da entidade consultada
  • Sexo: Gênero do indivíduo
  • Socioeconômico: Informa os dados socioeconômicos da pessoa.
  • Status Financeiro: Retorna detalhes sobre o status financeiro do registro em questão
  • Tendência: Informa a tendência de progresso dos protestos.
  • Últimos Doze Meses: Informa sobre os protestos dos últimos doze meses.
  • Valor Médio: Valor médio do registro
  • Valor Total: Valor total do registro

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CPFstring
Não

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "cpf": "string",
    "cpfOrigem": "string",
    "nome": "string",
    "dataNascimento": "string",
    "idade": "string",
    "dadoDemografico": {
      "faixaEtaria": "string",
      "sexo": "string",
      "estadoCivil": "string",
      "escolaridade": {
        "descricao": "string",
        "grupo": "string"
      }
    },
    "socioEconomico": {
      "classeSocial": "string",
      "rendaPresumida": "string",
      "rendaSalario": "string",
      "profissao": {
        "cbo": "string",
        "descricao": "string"
      },
      "socioEmpresa": true,
      "anoEntradaSociedade": "string",
      "quantidadeEmpresasSocio": 0,
      "qualificacaoSocio": "string"
    },
    "dadoPublico": {
      "homonimo": true,
      "obito": true,
      "banco": "string",
      "pep": true,
      "auxilioEmergencial": "string"
    },
    "statusFinanceiro": {
      "quantidadeDividasBancaria": 0,
      "quantidadeBancosComDividasBancaria": 0,
      "quantidadeCcf": 0,
      "probabilidadeInadimplencia": "string",
      "registroProtesto": {
        "quantidadeCidadesComProtesto": 0,
        "tendencia": {
          "andamento": "string",
          "encerrado": "string",
          "consolidado": "string"
        },
        "historico": {
          "valorMedio": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "valorTotal": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "quantidadeAndamento": 0,
          "quantidadeEncerrado": 0,
          "quantidadeConsolidado": 0
        },
        "ultimosDozeMeses": {
          "valorMedio": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "valorTotal": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "quantidadeAndamento": 0,
          "quantidadeEncerrado": 0,
          "quantidadeConsolidado": 0
        },
        "maiorDozeMeses": {
          "valorMedio": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "valorTotal": {
            "andamento": "string",
            "encerrado": "string",
            "consolidado": "string"
          },
          "quantidadeAndamento": 0,
          "quantidadeEncerrado": 0,
          "quantidadeConsolidado": 0
        }
      },
      "pontuacaoCredito": {
        "pontuacaoSocioDemografica": 0,
        "faixaPontuacaoSocioDemografica": "string",
        "scoreCredito": 0,
        "nivelCredito": "string"
      }
    }
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228