Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Detalhamento Negativo

Consulta responsável por retornar as pendências da Pessoa Física ou Jurídica como protestos, ações judiciais, recuperações judiciais, falência e cheques sem fundo.


Casos de Uso

  • Integração com Detalhamento Negativo
  • Validação e padronização de dados cadastrais
  • Automação de consultas para decisões operacionais
  • Integração com fluxos de risco, crédito e compliance

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Detalhamento Negativo acessível e atualizada
  • Reduz custos e erros manuais
  • Aumenta confiabilidade das decisões
  • Integração simples e escalável

A API Detalhamento Negativo permite identificar pendências financeiras e jurídicas associadas a Pessoas Físicas ou Jurídicas, como protestos, ações judiciais, recuperações judiciais, falências e cheques sem fundo. Essencial para análise de risco e compliance.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/DetalhamentoNegativo

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/DetalhamentoNegativo?CPF={0}&CNPJ={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Detalhamento Negativo.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • Autor do Processo: Autor do processo
  • Bairro: Bairro do endereço
  • CEP: Número CEP do endereço
  • Cidade: Cidade do registro em questão
  • Código da Cidade: Código de identificação da cidade
  • Código do Banco: Código do banco de onde veio o cheque
  • Código do Cartório: Código de identificação do cartório
  • Comarca: Comarco de origem do processo
  • Complemento: Complemento do endereço do registro em questão
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data da Ocorrência: Data da ocorrência
  • Data da Última Ocorrência: Data da última ocorrência
  • Data de Ajuizamento: Data de ajuizamento do processo
  • Data de Inclusão: Data de inclusão do registro
  • Data de Modificação: Data de modificação do processo
  • Documento: Documento referente ao CPF/CNPJ
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Endereço: Informa o endereço do indivíduo
  • Fórum: Fórum de origem do processo
  • Lista de Ações Judiciais: Lista de ações judiciais que o indivíduo possui
  • Lista de Cartórios: Lista de cartórios que o indivíduo possui protestos
  • Lista de Cheques Sem Fundo: Lista de cheques sem fundo que o indivíduo possui
  • Lista de Protestos: Retorna a lista de protestos que o indivíduo possui
  • Lista de Recuperações Judiciais e Falências: Lista de recuperações judiciais e falências que o indivíduo está envolvido
  • Logradouro: Nome da rua, avenida, travessa, alameda ou outros onde está localizado o endereço.
  • Motivo: Motivo da pendência
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Nome da Agência: Nome da agência de banco
  • Nome da Empresa: Nome da empresa envolvida
  • Número: Número do registro em questão
  • Número da Agência: Número da agência
  • Número do Contrato: Número do contrato da pendência
  • Número do Processo Antigo: Número do processo antigo da ação judiciária
  • Número do Processo Principal: Número do processo principal da ação judiciária
  • Observação: Observação relacionada ao registro retornado
  • Parte Acusada: Parte acusada no processo
  • Pendência Financeira: Retorna os dados relacionados à pendêcia financeira do indivíduo
  • Pessoa Física: Retorna os dados da pessoa física consultada
  • Pessoa Jurídica: Retorna os dados da pessoa Jurídica consultada
  • Quantidade de Ocorrências: Número de ocorrências
  • Quantidade de Protestos: Quantitdade de protestos que o indivíduo possui no cartório
  • Situação: Situação do registro em questão
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão
  • Telefone: Número de telefone do indivíduo ou entidade
  • Tipo de Participação: Tipo de participação do indivíduo no contrato
  • Tipo de Pessoa: Tipo de pessoa do indivíduo consultado
  • Tipo de Processo: Informa o tipo do processo
  • Tipo do Tribunal: Tipo do tribunal onde o processo foi realizado
  • Total de Pendência: Informa o total de pendências do documento consultado
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro
  • Valor: Valor da parcela
  • Valor Protestado: Valor total dos protestos que o indivíduo possui no cartório
  • Valor Total: Valor total do registro
  • Vara: Vara que o processo pertence

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
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}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228