Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Cadastro - Pessoa Física - Plus

Consulta responsável por retornar dados de cadastro de um CPF recuperadas de fontes oficiais e combinadas com inferências e outros dados relacionados, com dados adicionais como nome do pai, situação cadastral perante a Receita Federal e se possui óbito.


Casos de Uso

  • Integração com Cadastro - Pessoa Física - Plus
  • Onboarding KYC e validação de identidade
  • Análise de risco/crédito com dados cadastrais e socioeconômicos
  • Prevenção a fraude em abertura de conta e cadastro

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Cadastro - Pessoa Física - Plus acessível e atualizada
  • Dados atualizados e padronizados
  • Aumento de aprovação com menos atrito
  • Conformidade com políticas internas e LGPD

Consulta responsável por retornar dados de cadastro de um CPF recuperadas de fontes oficiais e combinadas com inferências e outros dados relacionados, com dados adicionais como nome do pai, situação cadastral perante a Receita Federal e se possui óbito.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/CadastroPessoaFisicaPlus

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/CadastroPessoaFisicaPlus?CPF={0}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Cadastro - Pessoa Física - Plus.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • Bairro: Bairro do endereço
  • CEP: Número CEP do endereço
  • Cidade: Cidade do registro em questão
  • Classe Social: Classe social do indivíduo
  • Classificação Brasileira de Ocupações: Informa os dados referentes a Classificação Brasileira de Ocupações.
  • Código CBO: Código de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)
  • Complemento: Complemento do endereço do registro em questão
  • CPF: CPF do indivíduo
  • Data da Situação Cadastral: Data da consulta da situação cadastral
  • Data de Nascimento: Data de nascimento do indivíduo
  • Data de Óbito: Data de óbito, caso o indivíduo consultado veio a óbito
  • Endereço de E-mail: Endereço de e-mail da entidade
  • Flag Possui Óbito: Retorna se o indivíduo veio a óbito ou não. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Telemarketing Bloqueado: Informa se o telefone é bloqueado para telemarketing. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag Tem Óbito: Retorna se o indivíduo veio a óbito ou não. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Flag WhatsApp: Informa se o telefone está vinculado ao WhatsApp. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Gênero: Retorna o Gênero do indivíduo
  • Grau de Parentesco: Grau de parentesco da pessoa relacionada
  • Idade: Idade do indivíduo
  • Lista de E-mail: E-mails vinculados à entidade
  • Lista de Endereço: Lista os endereços do indivíduo
  • Lista de Parentesco: Lista dos dados de parentescos
  • Lista de Telefones: Telefones vinculados ao indivíduo
  • Logradouro: Nome da rua, avenida, travessa, alameda ou outros onde está localizado o endereço.
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Nome da Mãe: Nome da mãe do indivíduo
  • Nome do Pai: Nome do pai do indivíduo
  • Número: Número do registro em questão
  • Operadora: Operadora do telefone
  • Renda e Faixa Salarial: Informa a Faixa de renda salarial baseada na quantidade de salários mínimos .
  • Renda Estimada: Renda estimada do indivíduo consultado
  • Sexo: Gênero do indivíduo
  • Signo: Signo do indivíduo
  • Situação Cadastral: Situação cadastral do indivíduo
  • Telefone com DDD: Número de telefone incluindo DDD
  • Tipo de Telefone: Informa o tipo de telefone, como por exemplo, se ele é fixo ou celular
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "cpf": "string",
    "nome": "string",
    "sexo": "string",
    "dataNascimento": "string",
    "nomeMae": "string",
    "idade": 0,
    "signo": "string",
    "telefones": [
      {
        "telefoneComDDD": "string",
        "telemarketingBloqueado": true,
        "operadora": "string",
        "tipoTelefone": "string",
        "whatsApp": true
      }
    ],
    "enderecos": [
      {
        "logradouro": "string",
        "numero": "string",
        "complemento": "string",
        "bairro": "string",
        "cidade": "string",
        "uf": "string",
        "cep": "string"
      }
    ],
    "emails": [
      {
        "enderecoEmail": "string"
      }
    ],
    "rendaEstimada": "string",
    "rendaFaixaSalarial": "string",
    "obito": true,
    "nomePai": "string",
    "codigoCBO": "string",
    "cbo": "string",
    "classeSocial": "string",
    "situacaoCadastral": "string",
    "dataSituacaoCadastral": "string",
    "parentescos": [
      {
        "grauParentesco": "string",
        "cpf": "string",
        "nome": "string",
        "dataNascimento": "string",
        "genero": "string",
        "obito": true,
        "dataObito": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228