Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Bolsa Família

Retorna as parcelas de recebidos e sacados do Bolsa Família a partir do NIS que é enviado para a consulta de Benefícios do Portal da Transparência.


Casos de Uso

  • Integração com Bolsa Família
  • Onboarding KYC e validação de identidade
  • Análise de risco/crédito com dados cadastrais e socioeconômicos
  • Prevenção a fraude em abertura de conta e cadastro

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Bolsa Família acessível e atualizada
  • Dados atualizados e padronizados
  • Aumento de aprovação com menos atrito
  • Conformidade com políticas internas e LGPD

O endpoint /api/BolsaFamilia permite consultar as parcelas recebidas e sacadas do Bolsa Família com base no NIS (Número de Identificação Social). A consulta é alimentada pelo Portal da Transparência e fornece informações detalhadas sobre os benefícios recebidos.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/BolsaFamilia

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/BolsaFamilia?Nis={0}&MesReferencia={1}&AnoReferencia={2}&MesCompetencia={3}&AnoCompetencia={4}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Bolsa Família.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • Ano de Competência: Ano de competência da parcela
  • Código: Código do registro
  • Código ID: Código de identificação
  • Competência: Dados da data de competência da parcela do Bolsa Família
  • CPF: CPF do indivíduo
  • Dados do Saque: Informa os dados do saque do Bolsa Família
  • Data: Data do registro
  • IBGE: Dados do IBGE do município
  • Lista de Benefícios: Lista os dados do benefício de bolsa família consultado
  • Mês de Competência: Mês de competência da parcela
  • Município: Município/cidade referente ao registro
  • NIS: Código NIS (Número de Identificação Social) do titular
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • País: País onde o registro é localizado
  • Referência: Dados da data de referência da parcela do Bolsa Família
  • Região: Dados da região onde o município se situa
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro
  • Valor: Valor da parcela

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
ANOCOMPETENCIAstring
Sim

O parâmetro ANOCOMPETENCIA deve conter os 4 dígitos. Ex: 2024.

MESCOMPETENCIAstring
Sim

O parâmetro MESCOMPETENCIA deve ser de 01 até 12.

ANOREFERENCIAstring
Sim

O parâmetro ANOREFERENCIA deve conter os 4 dígitos. Ex: 2024.

MESREFERENCIAstring
Sim

O parâmetro MESREFERENCIA deve ser de 01 até 12.

NISstring
Sim

O parâmetro NIS pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "nis": "string",
    "cpf": "string",
    "nome": "string",
    "beneficios": [
      {
        "numeroRegistro": 0,
        "dataMesCompetencia": "string",
        "dataMesReferencia": "string",
        "valor": "string",
        "municipio": "string",
        "uf": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228