Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Beneficiário Final

Consulta responsável por obter dados de Pessoa Física e Jurídica, se é PEP, além de seus sócios e o histórico de sociedades. A análise de Beneficiário Final contempla até 10 graus de relacionamentos de empresas ligadas e coligadas para identificar a pessoa física no final de uma complexa rede de relacionamentos societários.


Casos de Uso

  • Integração com Beneficiário Final
  • Validação e padronização de dados cadastrais
  • Automação de consultas para decisões operacionais
  • Integração com fluxos de risco, crédito e compliance

Aplicações

  • Prevenção de Lavagem de Dinheiro
  • Análise de Risco/Crédito
  • Compliance/ESG

Benefícios

  • Documentação de Beneficiário Final acessível e atualizada
  • Reduz custos e erros manuais
  • Aumenta confiabilidade das decisões
  • Integração simples e escalável

O endpoint /api/BeneficiarioFinal permite consultar dados detalhados de pessoas físicas e jurídicas, incluindo identificação de Politicamente Expostas (PEP), sócios e histórico de sociedades. A análise alcança até 10 graus de relacionamento societário para identificar o beneficiário final em uma rede complexa de ligações.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/BeneficiarioFinal

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/BeneficiarioFinal?Cnpj={0}&Cpf={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Beneficiário Final.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • Cargo: Cargo ou função do indivíduo
  • CNPJ: CNPJ da empresa
  • CPF: CPF do indivíduo
  • Data da Atualização: Data de atualização do retorno
  • Data de Cadastro: Data de cadastro do registro
  • Data de Fim: Data do fim do registro
  • Data de Início: Data de Início do registro
  • Flag isPEP: Retorna se o indivíduo é ou não PEP (Pessoa exposta politicamente). True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Sociedades: Lista de sociedades que o indivíduo participa
  • Lista de Sócios: Lista de sócios da empresa
  • Lista do Histórico de Sociedades: Lista de informações sobre o histórico do indivíduo consultado como sócio
  • Nível: Nível de sociedade com o indivíduo ou empresa consultado
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Razão Social: Razão social da empresa
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "documentoConsultado": "string",
    "nomeRazaoSocial": "string",
    "dataCadastro": "string",
    "dataUpdate": "string",
    "pepMatriz": true,
    "sociedades": [
      {
        "documento": "string",
        "nomeRazaoSocial": "string",
        "pepMatriz": true,
        "status": true,
        "nivel": 0,
        "socios": [
          "string"
        ],
        "historicoSociedades": [
          {
            "dataInicio": "string",
            "dataFim": "string",
            "status": true,
            "cargo": "string"
          }
        ]
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228