Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Auxílio Reconstrução

Auxílio Reconstrução é um programa do Governo Federal em apoio às famílias desalojadas/desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes. Direito para famílias em áreas afetadas, com casas abandonadas temporária ou definitivamente.


Casos de Uso

  • Integração com Auxílio Reconstrução
  • Validação e padronização de dados cadastrais
  • Automação de consultas para decisões operacionais
  • Integração com fluxos de risco, crédito e compliance

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Auxílio Reconstrução acessível e atualizada
  • Reduz custos e erros manuais
  • Aumenta confiabilidade das decisões
  • Integração simples e escalável

O endpoint /api/AuxilioReconstrucao permite consultar dados de beneficiários do programa Auxílio Reconstrução, destinado a famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes. A consulta retorna informações sobre os benefícios concedidos, membros da família e localização.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/AuxilioReconstrucao

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/AuxilioReconstrucao?CPF={0}&NIS={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Auxílio Reconstrução.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • CPF: CPF do indivíduo
  • Data: Data do registro
  • Lista de Benefícios: Lista os dados do benefício de bolsa família consultado
  • Município: Município/cidade referente ao registro
  • NIS: Código NIS (Número de Identificação Social) do titular
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Quantidade de Pessoas na Família: Informa a quantidade de pessoas que estão cadastradas na família do indivíduo consultado.
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro
  • Valor: Valor da parcela

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
NISstring
Sim

O parâmetro NIS pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "nome": "string",
    "nis": "string",
    "cpf": "string",
    "quantidadePessoasFamilia": 0,
    "beneficios": [
      {
        "data": "string",
        "valor": "string",
        "municipio": "string",
        "uf": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228