Orientações e respostas da equipe da Direct Data

Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial, também chamado de Caixa Auxílio Emergencial ou coronavoucher, foi um programa do governo federal brasileiro de renda mínima aos mais vulneráveis durante a pandemia de COVID-19. O objetivo do auxílio financeiro foi mitigar os impactos econômicos causados pela pandemia de COVID-19 no Brasil.


Casos de Uso

  • Integração com Auxílio Emergencial
  • Validação e padronização de dados cadastrais
  • Automação de consultas para decisões operacionais
  • Integração com fluxos de risco, crédito e compliance

Aplicações

  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Documentação de Auxílio Emergencial acessível e atualizada
  • Reduz custos e erros manuais
  • Aumenta confiabilidade das decisões
  • Integração simples e escalável

O endpoint /api/AuxilioEmergencial permite consultar informações sobre o programa Auxílio Emergencial, criado pelo governo brasileiro para mitigar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19. Essa API retorna detalhes dos beneficiários e pagamentos realizados, auxiliando em análises de risco e crédito.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/AuxilioEmergencial

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/AuxilioEmergencial?CPF={0}&NIS={1}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas Auxílio Emergencial.

Nota: Esta consulta não gera comprovantes.

Campos Retornados

  • CPF: CPF do indivíduo
  • Data: Data do registro
  • Enquadramento: Enquadramento do registro.
  • Lista de Benefícios: Lista os dados do benefício de bolsa família consultado
  • Município: Município/cidade referente ao registro
  • NIS: Código NIS (Número de Identificação Social) do titular
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Número da Parcela: Informa o número referente à parcela
  • Número do Registro: Número de registro
  • Situação: Situação do registro em questão
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro
  • Valor: Valor da parcela

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
NISstring
Sim

O parâmetro NIS pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "nome": "string",
    "nis": "string",
    "cpf": "string",
    "beneficios": [
      {
        "numeroRegistro": 0,
        "data": "string",
        "situacao": "string",
        "enquadramento": "string",
        "valor": "string",
        "numeroParcela": 0,
        "municipio": "string",
        "uf": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228