Orientações e respostas da equipe da Direct Data

CADIN - Secretaria da Fazenda

Permite consultar a situação de um CPF ou CNPJ no Cadastro Informativo de Inadimplência (CADIN), verificando a existência de pendências, como débitos inscritos em dívida ativa. UFs disponíveis:
  • GO
  • MG

Casos de Uso

  • Integração com consultas de pendências financeiras estaduais
  • Validação e cruzamento de informações fiscais
  • Apoio em processos de compliance e risco de crédito
  • Automação de verificações cadastrais em processos operacionais

Aplicações

  • Prevenção de Autuações Fiscais
  • Onboarding de Clientes e Fornecedores
  • Análise de Risco/Crédito

Benefícios

  • Acesso rápido e padronizado a informações do CADIN Estadual
  • Redução de erros manuais e aumento da confiabilidade dos dados
  • Facilidade de integração com sistemas internos
  • Atualização contínua das informações estaduais

O endpoint /api/CADINSecretariaFazendaEstaduais permite realizar consultas ao CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais), conforme dados disponibilizados pelas Secretarias da Fazenda de cada Estado.
Esta documentação detalha como autenticar, enviar requisições, interpretar respostas e lidar com erros durante a integração.

URL Base

A API está hospedada no seguinte endereço:

https://apiv3.directd.com.br/api/CADINSecretariaFazenda

Endpoint

GET https://apiv3.directd.com.br/api/CADINSecretariaFazenda?Cpf={0}&Cnpj={1}&Uf={2}&Token=Seu_Token

Descrição: Endpoint para realizar consultas CADIN - Secretaria da Fazenda .

Nota: Esta consulta gera comprovantes em PDF.

Campos Retornados

  • Código de Declaração: Código de identificaçao da declaração
  • Data da Consulta: Data da consulta
  • Data de Inclusão CADIN: Retorna a data de inclusão do documento no CADIN
  • Documento Consultado: Documento consultado referente ao CPF/CNPJ
  • Entidade: Nome da entidade
  • Flag Pendências: Informa se hé ou não pendências. True(verdadeiro) ou false(falso)
  • Lista de Pendência: Lista de pendências
  • Local de Regularização: Local para regularização
  • Nome: Nome do indivíduo/registro
  • Número do Processo: Número do processo
  • Órgão: Informações do órgão expedidor
  • Quantidade de Pendências: Quantidade de pendências
  • Status: Retorna detalhes sobre o status do registro em questão
  • Tipo de Pendência: Informa o tipo de pendência do registro.
  • Total de Pendências: Informa o total de pendências do documento consultado
  • UF: Unidade Federativa (estado) referente ao registro

Parâmetros

ParâmetroTipoObrigatórioDescrição
UFstring
Sim

O(s) parâmetro(s) UF é(são) obrigatório(s) para esta consulta (AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO).

CNPJstring
Sim

O parâmetro CNPJ pode ser enviado com ou sem formatação.

CPFstring
Sim

O parâmetro CPF pode ser enviado com ou sem formatação.

TOKENstring
Sim

O parâmetro TOKEN é essencial para efetuar esta consulta. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com: suporte@directd.com.br

Exemplo de Resposta

{
  "metaDados": {
    "consultaNome": "string",
    "consultaUid": "string",
    "chave": "string",
    "usuario": "string",
    "mensagem": "string",
    "ip": "string",
    "resultadoId": 0,
    "resultado": "string",
    "apiVersao": "v3",
    "enviarCallback": false,
    "gerarComprovante": false,
    "urlComprovante": "string",
    "assincrono": true,
    "data": "dd/MM/yyyy HH:mm:ss",
    "tempoExecucaoMs": 0
  },
  "retorno": {
    "documentoConsultado": "string",
    "nome": "string",
    "uf": "string",
    "codigoDeclaracao": "string",
    "possuiPendencias": true,
    "dataConsulta": "string",
    "totalPendencias": 0,
    "status": "string",
    "pendencias": [
      {
        "entidade": "string",
        "orgao": "string",
        "tipoPendencia": "string",
        "dataInclusaoCADIN": "string",
        "numeroProcesso": "string",
        "quantidadePendencias": 0,
        "localRegularizacao": "string"
      }
    ]
  }
}

Erros Comuns

CódigoDescrição
400

Requisição Inválida: a requisição está incorreta ou os parâmetros são inválidos.

401

Não Autenticado: o usuário não forneceu as credenciais corretas para acessar o recurso.

403

Não Autorizado: o servidor recebeu a requisição, mas se negou a autorizá-la por conta de saldo indisponível.

404

Não Encontrado: o servidor não encontrou uma representação atual do recurso solicitado.

408

Tempo Esgotado: o servidor não conseguiu retornar a requisição no prazo estabelecido.

500

Falha ao Realizar Consulta: o servidor não conseguiu processar a requisição com sucesso. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

503

Consulta em Manutenção: a consulta requisitada está em manutenção. Por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Notas Importantes

  • Informe apenas um único documento por requisição
  • Para obter o comprovante desta consulta, utiliza-se: '&GerarComprovante=habilitar' na URL
  • Para utilizar a consulta de forma assíncrona, utiliza-se: '&async=habilitar' na URL
  • Em caso de dúvidas/suporte, entre em contato pelo e-mail: suporte@directd.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 93906-9228